sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Vários municípios participam do 5º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária



O Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária selou sua quinta edição e, este ano foi organizado pela Rede de Cooperativas e Associações de Catadores da Alta Mogiana e Região Central do Estado de São Paulo, formada pelas instituições das cidades de Orlândia, Morro Agudo, Ribeirão Preto, Batatais, Sertãozinho, Guará, Ituverava, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Leme e Piracicaba e traz como tema a “Gestão Compartilhada de Resíduos: O papel dos catadores, sociedade civil, poder público e setor privado.”

O objetivo foi fortalecer o diálogo e estreitar as relações entre os setores para efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O evento contou com: entrega do Certificado para a Prefeitura Municipal de Morro Agudo apoiadora do evento de Coleta Seletiva Solidária, exposições de artesãos que desenvolvem atividades com materiais recicláveis, apresentação da Rede de Cooperativas e Associações de Catadores, atrações culturais e os seguintes palestrantes e seus temas:

Maria Zanin
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos e do NuMi-EcoSol - Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar.
A palestrante abordou o tema:
A logística reversa e a destinação final ambientalmente adequada segundo a PNRS.

Matilde Ramos da Silva
Presidente da Cooperativa Recicla Ourinhos, representante do MNCR e faz parte da Comissão Nacional dos Catadores.
A palestrante abordou o tema:
A participação das cooperativas e associações de catadores para efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na gestão de resíduos sólidos recicláveis;

Leandro Bellini e Guilherme Salata
Coordenadores do Programa Dê a Mão para o Futuro da ABIHPEC. Este programa tem como objetivo principal a implantação de um modelo para coleta e   reciclagem de embalagens pós-consumo.
Os palestrantes abordou o tema:
Os acordos setoriais para efetivação da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos recicláveis e como as cooperativas e associações de catadores participarão desta cadeia da reciclagem

Minoru Kodama - Consultor Meio Ambiente
É economista, consultor técnico e especialista na área de Gestão e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Experiência em implantação de empreendimentos econômicos e solidários na cadeia da reciclagem, coleta seletiva com inclusão de cooperativas e redes de cooperativas.
O palestrante abordou os temas:
Contratação de cooperativas e associações pelo poder público para operar os serviços de coleta seletiva do município;

A efetivação dos trabalhos em rede de cooperativas;
Kelly Refina Bordinhon Rotiroti
É administradora, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Chefe de Seção de Benefícios Sociais do SAE de Ourinhos. Desenvolve as atividades de Delegada do Comitê de bacias do médio Paranapanema, Conselheira do Condema, Conselheira do Fundo Social de Solidariedade e Conselheira da Comissão de Educação Ambiental.
A palestrante abordou os temas:
Gestão pública dos resíduos sólidos recicláveis e as possibilidades de integração das cooperativas e associações de catadores, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e outras políticas públicas.

Dr. Fernando Andrade Martins
Promotor de Justiça e Meio Ambiente da cidade de Franca e Secretário da Rede Protética das Promotorias de Justiça da Bacia Hidrográfica do Sapucaí Mirim/Grande.
O palestrante abordou os temas:
Participação da sociedade como geradora de resíduos sólidos e sua responsabilidade dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Fonte: Orlandia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário